16 de março de 2011

Um cavalo chamado Mortandela


Isso tudo aconteceu quando eu tinha cerca de 8 anos.

Meu avô morava em uma fazenda ( e lá passei quase toda minha infância ), e ele criava gado.

E tinham dois cavalos.

Mas eram muito fortes, altos e inteiros ( não castrados ).

Eu queria muito montar, mas tinha medo deles, eles empinavam e eram bem ariscos, só o capataz montava neles.

Eu acabava montando em carneiros ( só nos novinhos, porque eles são bem bravos ) e nos bezerros.

Também andava de charrete sempre que podia!

Um dia meu avô comprou um cavalo diferente.

Era tão velho, que faltavam alguns dentes e por isso meu avô falou que ele só servia para fazer... "mortandela".

E o nome pegou, o tal cavalo só era chamado de Mortandela! ( eu sei que o embutido é mortadela, mas meu avô não sabia ).

E aprendi a montar no Mortandela, até sem sela!

Mas um dia, eu estava subindo no Mortandela e ele enlouqueceu.

Começou a trotar desembestado, em uma velocidade que não era dele.

Eu berrava mas não me soltava dele, e ninguém conseguia parar o cavalo.

Então, ele pára de correr em círculos e corre em direção da entrada da fazenda.

A  entrada dava diretamente para uma rodovia intermunicipal, bastante movimentada ( perdi uma tia avó na mesma ).

Eu não sabia se pulava ou se rezava para não sermos atropelados, puxava a rédea como louca, mas ele não parava.

Nisso o capataz pulou na frente do cavalo e jogou a jaqueta dele na cabeça do cavalo.

E ele parou.

No dia seguinte meu avô sumiu com o cavalo.

Eu só fui lembrar deste episódio, quando assisti "E o Vento Levou", aos 20 anos!

O bom de eu ter esquecido, foi que, eu não fiquei com medo de montar, nem de trotar, mas não como nunca mais mortadela!

2 comentários:

Anônimo disse...

fala sério....eu nem chego perto de cavalos...morro de medo..aliás, de bois e vacas tbm

Duda disse...

Vai saber de onde veio essa mortadela nuémesmo?!
hahahhahaa