26 de maio de 2010

Porque somos tão sujos????


Eu em Chicago... veja que chão limpo, cheguei a deitar nele!

Nos 3 últimos anos andei pela América. Fui para várias cidades; Orlando, Lima, Cusco, Águas Calientes, Valparaíso, Santiago, Nova Iorque e Chicago.
Também já viajei muito pelo Brasil, conheço várias cidades do interior de Minas, São Paulo, Recife, Ceará, Espírito Santo, Bahia e Goiás.
Como meu negócio não é shopping, andei muito pelas praças e parques. E a comparação é inevitável.
As vias públicas dos outros países são limpas!!!
Percebam, não estou falando somente de NY, onde se você joga papel da rua a multa é de U$100, nem de Chicago, onde se você joga um lixo do barco para o Lago Michigan a multa é de U$150 mil, estou falando também do Peru, que o presidente foi preso alguns anos atrás e o país estava em colapso e também do Chile.
Nós somos porcos minha gente. Nós poluímos o mar, as ruas, deixamos cocô de cachorro na calçada, entupimos bueiros e provocamos enchentes, porque somos porcos.
Nossas empreiteiras constroem moradias em cima de lixão, nosso governo despeja lixo nos rios e a gente deixa lixo por onde passa, porque somos porcos, preguiçosos e gananciosos.
Sempre que minha amiga, que mora no Noruega, me mostrou fotos de lá, eu achava super estranho, aquele povo deitado em gramados das praças, só porque era primavera. Mas entendi que é um costume comum, ví muito disso em Santiago e em Lima... mas aqui??? Impossível, tem cocô na grama dos parques!!! Os donos dos cães deixam lá!
Aqui em Santos não gostamos de turistas de fim de semana, justamente por causa do lixo que eles insistem em deixar na areia da praia, no nosso jardim, que é o maior do mundo ( está no guinness book ) e na ciclovia.
Qual a nossa desculpa para emporcalhar tanto o lugar onde vivemos????

6 comentários:

Elise Machado disse...

Eca. Nós somos muito sujinhos mesmo...

Monte Verde MG disse...

O sul do Brasil é mais limpo, em cidades como Joinville não se sequer um pózinho na sargeta.
Já no nordeste a impressão que dá é que o depósito de lixo começa no quintal das casas...

Gabriela disse...

Concordo com vc Maela,somos sujinhos mesmo,estive em Joinville no ano passado e a impressão que tive é que estava em outro país,o Sul do Brasil é bem limpo mesmo.
Ah!bota mais água no feijão pq tô te seguindo tbm.
Beijos!

O Gato do Balaio disse...

Olá Gabriela, seja bem vinda!!!!

Concordo com vocês sobre o sul, vejam que eu omiti das cidades brasileiras que visitei.
Canela e Gramado são lindas, casas com hortências e azaléias, telhadinhos românticos, portões branquinhos de madeira e RUAS LIMPAS.

Também tem gente educada no trânsito. É só pisar na faixa que os carros param, existe lá respeito pelo pedestre.

Anônimo disse...

Maela,

Achei seu blog e to lendo meio q aleatoriamente. Por isso vim parar nesse post antigo.

Concordo q no Brasil é td meio sujinho. Tb já andei por mto lugar da Europa, EUA e América Latina, inclusive morei em alguns deles. Dessa última, tenho ressalvas, pq vi mta rua sujinha pelos lugares q passei. Maaaaas, sem querer ofender sua cidade, to morando em Santos e, poxa, acho q aqui tem mais sujeira q em outros lados. Não sei se é a parte da cidade q frequento, mas ando pelo centro e vejo mto lixo pelo chão. Triste andar pela calçada desviando do lixo... =(

O Gato do Balaio disse...

OLá Anônima.
Não é minha cidade, nasci em Santo André e moro aqui faz 13 anos... e concordo com a sujeira excessiva!
Povo bem porquinho por aqui.